6 ideias espertas para decorar sala pequena gastando pouco
A ideia é transformar a sala de forma rápida e gastando pouco dinheiro? Confira seis ideias que cabem no bolso
Decorar sala pequena gastando pouco dinheiro parece uma missão impossível? Casa Vogue indica soluções que cabem no bolso. O grande truque é escolher uma ideia protagonista e investir nela. Para isso, é preciso refletir sobre o layout do cômodo e entender qual dica aproveitará melhor cada cantinho do ambiente. Mãos à obra!
1. Marcenaria planejada
Tudo junto e organizado: assim poderia ser definido o projeto deste apartamento de 50 m² no bairro da Bela Vista, em São Paulo. Cada centímetro do imóvel onde mora um jovem casal que faz todas as atividades a pé ou de bicicleta é aproveitado. Os arquitetos Diogo Luz e Zé Guilherme Carceles, do escritório Casa 100 Arquitetura, apostaram na marcenaria planejada em nome da otimização dos espaços. À frente do sofá, uma grande bancada cinza com cinco metros de comprimento se desdobra em home theater e cozinha, acomodando a TV e seus equipamentos, do lado esquerdo, e pia e fogão, mais à direita. O móvel é laqueado com três nuances de verde, pensadas para fazer par com o azul maciço do terraço, parte da fachada do prédio.
2. Revestimentos
Este apartamento de 45 m² no bairro de Santa Cecília, em São Paulo, ganhou soluções inteligentes e décor contemporâneo para o aproveitamento máximo dos espaços. Os proprietários, uma arquiteta e um videomaker, apostaram na substituição do piso para criar fluidez entre os ambientes. Dessa forma, o laminado clicado foi sobreposto ao assoalho existente no apê o que conferiu unidade visual e sensação de amplitude ao ambiente que integra sala de estar e jantar. Essa opção evita sujeira e quebra-quebra.
3. Varanda integrada
Na paleta deste apê de 85 m² o cinza predomina. O projeto assinado pela arquiteta Bianca da Hora leva em conta o custo-benefício, a profissional optou por piso de porcelanato e paredes com cimento queimado na área social (em vez de mármore e papel de parede). Um dos destaques do projeto é a varanda integrada ao living, que se transformou em área para degustação de vinhos, com direito a adega, móvel-bar e estante. Em todo o apê, a marcenaria planejada é um curinga: ela amplia espaços de armazenagem sem pesar os ambientes.
4. Altura e posicionamento dos móveis
Com 38 m², incluindo a varanda integrada, este apartamento de estilo jovem foi projetado pelos arquitetos do estúdio BRA. Com quarto, banheiro, sala de estar, de jantar, cozinha, área de serviço e até um pequeno escritório, o apartamento que hoje abriga um jovem casal aparenta ser bem mais amplos do que é – e não por acaso: foram vários os “truques” usados durante o projeto. Para além das cores claras e dos móveis desenhados sob medida pelo escritório, tomou-se, por exemplo, o cuidado de encostar nas paredes do apartamento itens grandes – que poderiam gerar obstáculos físicos ou visuais – além de manter todo o mobiliário baixo, o que possibilita que o espaço seja visto, de uma ponta a outra, a qualquer momento, de qualquer lugar.
5. Quebra-quebra
Este imóvel de 37 m², em Porto Alegre, ganhou soluções práticas e econômicas idealizadas pelas arquitetas Eloisa Piardi Ricchetti e Camila Lopes Camargo. A que trouxe maior impacto foi eliminar algumas paredes, uma delas entre a sala e o quarto, o que acabava deixando a planta muito compartimentada e reduzia a incidência de luz. Como a ideia era fazer uma reforma de baixo custo, a dupla de arquitetas apostou na ressignificação de alguns objetos. A mesa de centro, por exemplo, foi feita com uma antiga janela.
6. Móvel multifuncional
As profissionais do Estúdio Deixa, que assinam o projeto deste apartamento de 75 m², decidiram eliminar as duas paredes remanescentes da planta original, que dividiam o quarto da sala e a cozinha da lavanderia. Para criar sensação de amplitude, elas foram substituídas por duas estantes dupla-face que funcionam como divisórias mais fluidas, já que possibilitam a permeabilidade visual, e atendem a diferentes ambientes de acordo com a função.
Via: Casa Vogue