Projetos com container: 10 ideias surpreendentes
O elemento é um grande trunfo da arquitetura sustentável e oferece aos profissionais da construção inúmeras possibilidades de criação
A busca por soluções sustentáveis é relevante e urgente. Na arquitetura, os profissionais encontraram na ressignificação dos contêineres (ou containers, em inglês) uma resposta rápida e econômica. Além de atender às demandas climáticas, a estrutura também oferece aos arquitetos um mar de possibilidades de inovação. Prova disso são os 10 projetos listados abaixo. Confira!
1. Parece casa de praia, mas é um escritório feito com contêineres
Foi o tempo em que os escritórios eram todos iguais e sem graça. Esta pequena empresa de marketing em Hong Kong, na China, prova que é possível unir design, boas ideias e sustentabilidade mesmo nos ambientes de trabalho com metragem reduzida. Aqui, quatro contêineres deram origem a seis espaços flexíveis, que se adaptam a diferentes situações. O melhor de tudo é que o local é cercado de verde e tem ares de casa. O dono da ideia é Maxime Dautresme, diretor criativo do escritório Work of Substance, responsável pelo projeto de arquitetura e interiores.
2. Arquitetos criam escritório em container, na Bélgica
O estúdio de arquitetura TOOP Architectuur precisava de um novo escritório em Westouter, na Bélgica, e resolveu montar o espaço em um terreno rural próximo às montanhas da região. Na busca por uma obra econômica, os profissionais do TOOP optaram por investir em containers. A estrutura foi revestida com painéis de alumínio espelhado com a intenção de desaparecer na paisagem. O resultado é uma incrível casa-escritório-container!
3. Prédio de apartamentos é construído com 140 contêineres na África do Sul
Um projeto para revitalizar o centro de Joanesburgo, na África do Sul, deu origem a um prédio residencial de seis andares construído com 140 contêineres de carga empilhados uns sobre os outros. A ideia é oferecer opções residenciais de baixo custo em uma área que já abriga restaurantes, bares e o popular mercado semanal Market on Main. Os arquitetos do estúdio LOT-EK, com escritórios em Nova York e em Nápoles, dividiram o complexo em duas seções – uma azul e outra verde – que se inclinam para fora criando um vão entre elas. Os moradores podem circular por meio de um corredor ao ar livre que também é usado como varanda comum.
4. Copa do Mundo de 2022 no Catar terá estádio feito com contêineres
O Fenwick Iribarren Architects, escritório espanhol comandado pelos arquitetos Mark Fenwick e Javier Iribarren, assina o projeto de um novo estádio que está sendo construído para a Copa do Mundo 2022 no Catar. O estúdio desenvolveu uma estrutura feita com uma série de contêineres recicláveis que pode ser desmontada após o término do Mundial. Assim, o estádio pode ser reconstruído em outros locais para abrigar novos eventos esportivos e culturais. Instalado em um terreno de 450 mil m² na beira do mar em Doha, o Estádio Ras Abu Aboud comportará 40 mil espectadores.
5. Kengo Kuma assina projeto sustentável para Starbucks
A primeira Starbucks no Pacífico Asiático tem arquitetura de grife: ninguém menos do que o japonês Kengo Kuma assina o projeto construído a partir de 29 contêineres reutilizados. A estrutura de dois andares está localizada em Taiwan e funcionará dentro de um shopping center que será inaugurado em breve. Kuma inspirou-se na folhagem irregular dos cafeeiros para criar o design da nova loja da rede de cafeterias. O sistema de contêineres empilhados cria um espaço alto que fornece luz natural por meio das várias claraboias instaladas em toda a estrutura.
6. Canadenses constroem bar pop-up em container
No jardim, na beira da piscina, em uma praia deserta ou até mesmo nas montanhas geladas do Canadá. Segundo a Honomobo, qualquer lugar está habilitado para receber o chamado Honomobar, um bar pop-up que é construído em containers reciclados e entregue em 4 a 6 semanas – aonde quer que você esteja.
7. Casa impressiona com containers empilhados em vários ângulos
Depois de anos com um projeto semelhante em mãos e sem um cliente em vista, o arquiteto londrino James Whitaker conseguiu tirar do papel e iniciar a construção de uma casa-container – mas não qualquer uma, feita a partir das já conhecidas caixas de metal, simplesmente apoiadas umas sobre a outras. Esta daqui ganhou um formato inusitado, sendo empilhada na vertical, na horizontal, na transversal... alternadamente até completar um raio de 180º no solo! Incrível, né?!
8. Casal vive em casa feita com containers há 6 anos
O imóvel para um casal foi construído utilizando quatro containers marítimos de 40 pés, ou seja, cada um com 12 m de comprimento e 2,90 m de altura. No total, o lar ocupa 196 m² dos 860 m² do terreno onde foi instalado. São dois andares nos quais estão distribuídos três quartos, sala de estar, sala de jantar com cozinha integrada, escritório, três banheiros, área de serviço, garagem coberta e varandas. O projeto é assinado pelo arquiteto Danilo Corbas, fundador do escritório Container Box.
9. Scott Whitby Studio transforma container em cinema
Scott Whitby Studio levou a frase-desejo “cinema em qualquer lugar” ao pé da letra em seu mais novo projeto. Intitulado Caution Cinema, a iniciativa do escritório inglês consiste em proporcionar aos agentes portuários um espaço para descontração e ao mesmo tempo aprendizado. Elaborado dentro de um container, o cinema contém cerca de mil pirâmides de espuma coloridas para garantir a acústica ideal, sem perder o aconchego na hora de aproveitar o filme.
10. Casa de colecionador de carros é feita de contêineres
A própria construção faz parte do acervo do colecionador e proprietário desta casa, assinada pelo SuperLimão Studio, em parceria com a arquiteta Gabriela Coelho. No projeto, tem espaço para tudo: uma extensa garagem para os carros, galeria para acolher os objetos e obras de arte, escritório para a família, ateliê, academia e até canil. Com estilo industrial, a casa foi construída com módulos de contêineres marítimos e estruturas metálicas. Para garantir conforto térmico, todos os ambientes possuem janelas em alturas diferentes, o que permite uma ventilação cruzada. A parte externa recebeu tinta cerâmica que, junto com o telhado verde, ajuda a manter a temperatura agradável dentro de casa, dispensando o uso de ar-condicionado diariamente.
Via: Casa Vogue