Reforma valoriza área social para família viver em São Paulo
Em apenas três meses, a designer de interiores Lu Boschi alterou a planta do apartamento de 160 m² para conectar living e jantar e criar um espaço informal e ao mesmo tempo elegante
No vai-e-vem de mudanças de São Paulo para o Sul do Brasil e vice-versa, uma família optou por esperar o término do contrato de aluguel do apartamento próprio para, então, reformá-lo e viver ali. "A parte mais legal de ter feito esse projeto é que os clientes já tinham tido a experiência de morar no apê e, depois, haviam vivido em um piso semelhante no prédio, com algumas modificações", conta a designer de interiores Lu Boschi, reponsável pela renovação que ocorreu em apenas três meses.
Originalmente com quatro quartos, o imóvel de 160 m², localizado na Barra Funda, em São Paulo, passou por um quebra-quebra para integrar a área social. Essa ideia surgiu a partir do apê semelhante, onde moravam antes da reforma. Dessa forma, houve nivelamento do piso entre a varanda e a sala, e a instalação de um painel de madeira revestido por folha de freijó para disfarçar a porta do lavabo e promover a sensação de união entre os ambientes.
Outra parte completamente alterada foi a cozinha. Modernizada, ela teve a despensa destruída, abrindo mais espaço para o hall de entrada ao lado. "Ampliamos o vão da porta da cozinha com um modelo de correr de três partes, deixando essa região mais limpa", explica a designer.
HALL DE ENTRADA | Marcenaria executada pela Dimensão Móveis. Quadro da Urban Arts. Vaso da InCasa (Foto: Julia Herman/ Divulgação)
VARANDA | O ambiente voltado para o lazer da família conta com balcão de tijolinhos e parede de azulejos geométricos (Foto: Julia Herman/ Divulgação)
Já na varanda, descrita pela profissional como o "espaço da família", houve troca de revestimentos por um porcelanato amadeirado, a fim de dar um toque rústico ao décor, junto ao balcão de tijolinhos aparentes e os azulejos geométricos.
Nos dormitórios, a família optou por aproveitar os móveis do apartamento antigo, principalmente no quarto dos dois filhos. Dessa forma, a única alteração ficou por conta da pintura e da instalação de ar-condicionado. "Gosto de como o apartamento ficou elegante, sem deixar de ser casual. Os tons claros misturados com os pontos de cor e a marcenaria planejada vai ao encontro das necessidades dos moradores", destaca Lu.
COZINHA | Piso de porcelanato da Colormix. Acessórios da loja casaquetem. Marcenaria executada pela Dimensão Móveis (Foto: Julia Herman/ Divulgação)
QUARTO DE CASAL | Móveis do acervo dos moradores se misturam a quadros da UrbanArts. Roupa de cama da Sheepy. Almofadas da Tricô Decor (Foto: Julia Herman/ Divulgação)
QUARTO DE CRIANÇA | Os móveis já estavam presentes no antigo apartamento da família. A única alteração foi a pintura de meia parede e instalação do ar-condicionado. Roupas de cama da Sheepy (Foto: Julia Herman/ Divulgação)
QUARTO DE CRIANÇA | Os móveis já estavam presentes no antigo apartamento da família. Marcenaria de MDF revestido e Formica. Roupas de cama da Sheepy (Foto: Julia Herman/ Divulgação)
LAVABO | Disfarçado sob o painel de madeira com folha de freijó, o lavabo fica logo ao lado da sala (Foto: Julia Herman/ Divulgação)
Via: Casa e Jardim