Cantinhos de fé: sugestões para se inspirar e montar o seu
Selecionamos espaços que representam a fé e ajudam a meditar com muito estilo
Sabe aquele lugar só seu, para desligar e conectar-se consigo mesmo? Não precisa viajar, ter grandes espaços ou investir muito para praticar a fé e renovar as energias. Por isso, neste Dia da Oração (6), separamos algumas ideias para colocar em prática na sua casa e ter um cantinho de meditação para chamar de seu.
Canto de orações na fazenda tem acervo familiar e objetos garimpados (Foto: Renato Navarro/Divulgação)
1. Memória afetiva
No sítio em Bom Jesus dos Perdões, no interior de São Paulo, esta construção fora da casa servia para guardar ferramentas. Nesse ambiente, o Estúdio Shirlei Proença criou um espaço de lazer, com direito a um canto com oratório. Muitas peças são de acervo dos proprietários e outras, garimpadas. Tudo pensado para buscar a memória afetiva relacionada à história da família.
Fixados no painel de madeira, os caixotes pintados de branco funcionam como oratório e minijardim. Essa composição fica charmosa em uma varanda (Foto: Carlos Cubi/Editora Globo)
2. Minialtar verde
Que tal aproveitar caixotes de madeira sem uso? Aqui, eles foram pintados de branco e fixados no painel de madeira para funcionar como oratório e minijardim. Essa composição fica perfeita em varanda ou jardim para os momentos de meditação e oração.
Coleção de santas ganhou um nicho sob medida logo na entrada do apartamento (Foto: Marco Antonio/Editora Globo)
3. Para todas as santas
Na casa dos publicitários Thais Marin e Leo Macias, a coleção de santas ganhou um lugar especial, logo na entrada. As imagens, que já passam de 500 unidades, ganharam um nicho de madeira feito sob medida. O pano de fundo é a parede de tijolos aparentes, o que dá um aspecto rústico e artesanal ao recanto.
Coleção de santos em uma composição de oratórios de diferentes formas (Foto: Edu Castello/Editora Globo)
4. Canto personalizado
O arquiteto Rafael Leão, do Studio 3.7, dá uma ideia criativa para uma coleção de santos. Esta foi instalada no corredor entre os quartos, local mais reservado para um canto de orações. "Desenhei três modelos diferentes de oratórios e criei uma composição de formas para expor as imagens”, afirma ele. Cada casinha de madeira mede 20 x 40 x 12 cm.
Oratório abriga coleção de imagens de Santo Antônio (Foto: Lufe Gomes / Editora Globo)
5. Memórias e fé
Memórias afetivas e objetos de família se misturam a soluções criativas e econômicas, além de muito reaproveitamento de materiais no apartamento do arquiteto Antônio Cabral, em Aracaju (SE). Aqui, as almofadas de crochê vindas da casa da avó ficam no sofá próximo ao oratório, que abriga uma coleção de imagens de Santo Antônio.
Sobre o aparador de madeira, da Quartos & Etc, ficam os santos e os castiçais garimpados em viagens pelo Brasil (Foto: Victor Affaro/Casa e Jardim)
6. Boa aura
Sobre o aparador de madeira, que faz as vezes de oratório, santos e castiçais reunidos revelam o hábito do arquiteto Ricardo Caminada de garimpar os objetos em viagens pelo Brasil. Para ele, trata-se de um jeito de mostrar um pouco da diversidade cultural do nosso país.
Nichos iluminados receberam imagens de santos padroeiros no projeto de uma fazenda no interior de São Paulo (Foto: Sergio De Divitiis/Casa e Jardim)
7. Paredes iluminadas
No projeto da designer de interiores Neza Cesar, as paredes da cozinha da Fazenda Borba Gato receberam tijolos antigos, garimpados na região de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. Nelas, nichos iluminados foram abertos para abrigar imagens de santos padroeiros.
O canto de meditação com Budas e velas dá as boas-vindas na entrada da casa (Foto: Lufe Gomes/Casa e Jardim)
8. Clima zen
Um ponto de meditação logo na entrada. Assim, quem chega à casa da produtora de eventos Lica Paludo tem boas-vindas com budas, velas e plantas. Os tapetes foram comprados em viagem ao Marrocos e contribuem para o clima zen.
Na bandeja, santinhos e orações, além de fitinhas coloridas que prometem cura (Foto: Lufe Gomes/Casa e Jardim)
9. Ponto de luz
Para quem não tem muito espaço em casa, uma boa solução é apostar numa bela bandeja. Em seu canto de orações no apartamento de 40 m², em São Paulo, projetado pelo escritório Arquitetura Paralela, a publicitária Flavia Baptistini colocou santinhos, orações e crucifixo, além de fitinhas coloridas que prometem cura.
Via: Casa e Jardim