13 maneiras de mudar a casa com o que já temos
Com a quarentena, é normal ter vontade de renovar os ambientes. E é possível fazer isso de maneira prática e econômica! Confira:
Para a maioria das pessoas, a casa nunca foi um ambiente tão presente no cotidiano quanto está sendo durante a quarentena. E é natural que, ao passar tanto tempo dentro do lar, você acabe se cansando da aparência dos cômodos. Reorganizar seu espaço é uma ótima maneira de renovar as energias do ambiente, e também um jeito de lidar com sentimentos de estresse e ansiedade. E não são necessárias grandes reformas, pelo contrário: a melhor maneira de começar é tentar mudar móveis e objetos de lugar, por exemplo. Será que aquela poltrona não ficaria melhor em outro canto da sua sala, por exemplo? E, para além disso, existem diversas outras soluções rápidas e econômicas para renovar o seu décor. Veja as 13 ideias que separamos para te ajudar:
1. Tapetes e mais tapetes
Trocar o tapete é uma maneira rápida de mudar a atmosfera de qualquer ambiente, já que é capaz de adicionar novas cores e novas texturas em um cômodo. Mas, se você não está pronto para se desfazer do seu tapete antigo, por que não combiná-lo com outro que tenha em casa? Sobrepôr um modelo estampado a outro liso, por exemplo, é uma boa dica para começar. Aqui, você pode conferir 15 tendências usando tapetes para se inspirar.
2. Colocar papel de parede atrás da sua prateleira ou estante
Você é do tipo que tem medo de usar papel de parede? Então que tal começar aplicando em uma área menor? Usar um papel de parede com uma cor mais viva como pano de fundo para livros gera um efeito mais discreto mas, ao mesmo tempo, bem marcante no ambiente. Dá até para usar papel de parede na cozinha!. E, se depois disso, você quiser arriscar um pouco mais, separamos mais de 100 ideias mostrando como usar o papel de parede.
3. Crie um papel de parede com washi tape
Washi tape é um tipo de fita adesiva japonesa que pode ser usada em várias superfícies sem danificá-las. E isso inclui a sua parede: a washi tape tem diversas estampas e cores, e por isso permite que você crie o seu próprio papel de parede. Para os mais habilidosos, ela também pode criar desenhos e simular adesivos de parede. Uma boa maneira de exercitar seu lado criativo sem precisar usar tinta, certo?
4. Usar washi tape em prateleiras e móveis
Já que estamos falando nela, a washi tape também pode ser usada em móveis, como em prateleiras ou estantes. Colar a fita na borda do móvel que fica exposto produz um efeito poderoso no ambiente, ainda mais se você escolher uma estampa ou uma cor mais viva. O melhor de tudo? Se sua ideia inicial não der certo, é só desgrudar a fita e começar de novo! Prático, né?
5. Pintar os vasinhos das plantas
Mais uma forma de acrescentar cor ao ambiente sem precisar de medidas drásticas. Além de mudar as plantas em si, mudar os vasos é uma maneira simples, fácil e econômica para trazer mais vida ao cômodo. Aqui, você encontra um dossiê completo sobre como ter plantas em casa.
6. DIY
O “Faça Você Mesmo” (do inglês “Do it Yourself”) é a maneira mais criativa e econômica de mudar seu ambiente. Com este tipo de dica, é possível improvisar acessórios, camas para pets e até móveis. Confira 7 projetos DIY para você fazer em casa. Para mais dicas, você pode conferir a nossa lista com 32 séries e programas sobre arquitetura e decoração, que também contém vários canais que ensinam o DIY.
7. Troque as almofadas
É outra boa forma de trazer novas cores e texturas à sua sala ou quarto. Em um quarto com paredes neutras, é uma boa dica apostar em almofadas com cores e estampas mais dramáticas. O mesmo serve para fronhas de travesseiros. E não precisa comprar novas: experimente trocar as almofadas entre os ambientes. Quem sabe aquele modelo que está na sala não ficaria melhor no seu quarto? Veja aqui 7 formas diferentes de usar almofadas na decoração.
8. Pendure luzinhas de Natal
Uma das febres mais populares entre os millennials, o uso das luzinhas de Natal na decoração é uma das novas tendências na décor. Elas geralmente acabam ficando guardadas após as celebrações, mas podem ser usadas durante o ano todo. Além de econômicas, elas podem ser aplicadas de diversas formas, tanto nas paredes quanto em volta de objetos. Confira 10 jeitos de aproveitar as luzinhas de Natal na decoração.
9. Usar um cobertor ou tecido no sofá
Com o outono em vista, esta é uma dica que traz não apenas mais recursos visuais ao seu ambiente, mas também mais conforto. Uma manta ou um tecido grosso em sofás ou poltronas acrescentam cores e texturas, e também são úteis com a chegada das temperaturas mais frias. Confira 17 ideias de decoração com peças de lã.
10. Mudar a galeria de quadros
Esta é clássica, certo? Renovar seu mural de fotos ou reorganizar as obras que você mantém expostas é uma maneira rápida, grátis e super prática de mudar o visual da sua casa. Aqui, você confere um guia completo para montar um mural de quadros.
11. Pense em como armazenar a bagunça
Nem sempre é necessário comprar móveis e estantes para organizar a bagunça da casa. Já pensou em utilizar cestos de palha? É bem mais prático do que instalar um móvel novo e ocupa muito menos espaço. Além disso, são charmosos e complementam a décor.
12. Troque roupa de cama e toalhas
É uma ideia semelhante à da almofada: roupa de cama e toalhas são peças acessórias que são fáceis de serem trocadas e dão uma nova cara ao ambiente. Se a parede do seu banheiro é colorida, por exemplo, por que não comprar toalhas da mesma cor para criar um ambiente monocromático? O mesmo vale quando for combinar a roupa de cama à cor das paredes.
13. Invente objetos decorativos
Essa é a dica mais valiosa para quem tem muita bagunça em casa: transforme aqueles objetos que você não sabe mais onde guardar em arte moderna! Parece piada, mas o resultado pode te surpreender. O resultado fica super divertido e original — e, de quebra, já é algo a menos para precisar guardar, certo?
Via: Casa Vogue