9 projetos com garagens incríveis
Quando integradas às residências, as garagens podem ser parte importante de projetos arquitetônicos e serem aproveitadas também como espaços de lazer
No dia 13 de maio, comemora-se o Dia do Automóvel. Tanto para quem mora em casa ou apartamento, o espaço da residência dedicado a abrigar o veículo pode ser um problema: garagens escuras ou com espaços muito estreitos acabam não sendo ambientes funcionais, já que dificultam a entrada e saída dos automóveis. E, além de funcionais, as garagens podem — e devem — ser ambientes integrados à residência. Além disso, caso sejam projetadas em espaços grandes o suficiente, podem se tornar também espaços de lazer. Confira 9 projetos com garagens que foram planejadas e totalmente integradas à arquitetura e à decoração:
1. Com sala de estar
(Foto: Denilson Machado / MCA estúdio)
Esta casa de 480 m² em um condomínio de Itaipava, no Rio de Janeiro, foi pensado para ser sobretudo aconchegante e prático para um casal sem filhos. A casa é automatizada, e a garagem recebeu atenção especial das arquitetas Carol Freitas e Gabriela Eloy, do Studio Eloy & Freitas, responsáveis pelo projeto: o ambiente foi projetado para abrigar a coleção de carros dos moradores. O espaço conta com uma sala privativa para receber, que tem até uma mini adega e charutaria!
2. No topo!
(Foto: Maria Efthymiou / Creative Photo Room / Reprodução)
Para tirar proveito da colina onde a casa está localizada e das vistas que o terreno pode oferecer, o Varda Studio projetou esta residência no Chipre de maneira vertical. A garagem foi colocada no último andar, e ganhou uma fachada ripada caprichada para que seja vista à distância. Já os ambientes ficaram nos andares inferiores, para garantir mais privacidade.
3. Com estilo industrial
(Foto: Maíra Acayaba)
Assinado pelo SuperLimão Studio, em parceria com a arquiteta Gabriela Coelho, este projeto foi feito para um colecionador de carros, e por isso conta com uma extensa garagem. A casa é foi construída utilizando contêineres, e a garagem mantém a decoração industrial do projeto como um todo, com uma paleta de cores neutras e escuras.
4. Entrada principal
(Foto: Reprodução)
A entrada para os automóveis dos moradores foi o ponto central para o desenvolvimento deste projeto na Polônia, assinado pelo estúdio KWK PROMES. Os arquitetos consideraram que, já que a família se desloca principalmente de carro, a entrada de automóveis seria muito mais utilizada do que a entrada principal. Por isso, a garagem foi integrada ao interior da casa, criando um espaço multifuncional que torna mais agradável a experiência de entrar com o veículo na residência.
5. Totalmente integrada
(Foto: Iwan Baan / Reprodução)
A garagem neste projeto assinado pelo Sou Fujimoto Architects, no Japão, é completamente integrada à arquitetura da casa, ao invés de ser tratada como um espaço separado. Composto por diversos espaços abertos conectados entre si, a garagem é vista como uma parte importante da casa, que por sua é bastante integrada ao ambiente externo da rua já que não utiliza cortinas ou janelas.
6. Nada de paredes
(Foto: Reprodução)
Para aproveitar a vista de Los Angeles, o escritório Anonymous Architects colocou a garagem no topo da casa. Assim, a chegada à residência fica mais interessante. Mas o ponto principal do projeto era a necessidade de acomodar dois carros sem precisar projetar uma estrutura à parte. Utilizando a parte superior da residência como uma garagem, os arquitetos conseguiram otimizar o espaço e abrigar os dois veículos.
7. Três fachadas
(Foto: Naho Kubota)
A garagem deste edifício ganhou não uma, mas três fachadas! Junto à firma californiana IwamotoScott e ao artista John Baldessari, o escritório nova-iorquino Leong Leong criou uma fachada texturizada para esta garagem comercial. A superfície é de aço inox coberto de titânio e é perfurada por formas orgânicas que se dobram ao exterior, criando diversos efeitos visuais.
8. Garagem para caminhão?
(Foto: Sebastian Berger / Reprodução)
Este projeto, assinado arquiteto arquiteto Fabian Evers, do Wezel Architektur, abriga um pouco mais do que um automóvel: os moradores pediram um espaço grande o suficiente para acomodar um caminhão! Foi o que os arquitetos fizeram, no andar térreo da construção, sem a necessidade de criar um ambiente separado.
9. Com paisagismo
(Foto: Reprodução)
Esta garagem chegou a ser premiada internacionalmente. Desenhada pelo estúdio Arquitectonica, um dos mais conhecidos de Miami, o projeto dos anos 1990 se sobressai pela presença marcante do paisagismo.
Via: Casa Vogue