Quarto infantil azul: 10 ideias de decoração para se inspirar!
Inspire-se em projetos que usam diferentes tons de azul em ambientes divertidos, organizados e criativos para as crianças brincarem e descansarem
A cromoterapia, pseudociência que usa as cores em prol do bem-estar, recomenda usar tons azuis em quartos, pois a cor é tranquilizante e ajuda a ter uma boa noite de sono – o que pode ser muito útil para deixar as crianças mais relaxadas na hora de dormir. Por isso, listamos 10 projetos de quartos infantis que possuem decoração azul. Inspire-se:
1. Em vários ambientes
Com 17 m², o quarto de um garotinho de 5 anos é dividido entre a área de descanso, o banheiro e a brinquedoteca, onde há diversos nichos e prateleiras para organizar facilmente os brinquedos. "Tudo foi pensado de forma que acompanhasse o crescimento do menino e, em sua juventude, pudesse ser facilmente adequado às novas necessidades", afirma a arquiteta Patricia Netto.
Cama, nichos e prateleiras de marcenaria executados pela Lacca. Papel de parede da Guilha. Projeto da arquiteta Patricia Netto (Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)
A marcenaria foi toda desenhada pela profissional e parte dos armários foi finalizada com a cor azul, que é a favorita do pequeno morador. "Usamos diversas tonalidades dessa cor, a fim de formar um ambiente harmonioso e leve", diz Patricia. Já o verde e a madeira entraram para aquecer e equilibrar a paleta.
Cama, painel da TV e nichos desenhados pela arquiteta Patricia Netto foram executados pela Lacca. Papel de parede da Guilha (Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)
2. Com pegboard
A roupa de cama, um cesto e objetos decorativos em tons de azul finalizam a decoração (Foto: Divulgação / Marco Antônio)
A arquiteta Barbara Dundes criou uma atmosfera lúdica com o papel de parede, que remete à astronomia. Ao lado da escrivaninha, há um pegboard (painel perfurado) de madeira, no qual é possível pendurar ganchos e prateleiras para apoiar brinquedos e acessórios.
3. Nos detalhes
Marcenaria de MDF revestido e Formica. Roupas de cama da Sheepy (Foto: Julia Herman / Divulgação)
O azul da cadeira Eames, do abajur, das almofadas e do móvel que serve de mesa de cabeceira enchem de bossa esse quartinho decorado pela designer de interiores Lu Boschi. Para completar, as paredes ganharam pintura bicolor em um tom esverdeado.
4. Temático
Tapete do ateliê Nina Moraes. (Foto: Flavia Martins / Divulgação)
Se a criança for muito fã de futebol, que tal criar um quarto temático? Neste projeto, a rede de proteção da cama superior é similar à rede de trave, e o papel de parede, colocado na porta, imita a superfície de uma bola. A marcenaria, desenhada pela arquiteta Hana Lerner, possui gavetões azuis. A cor também está presente na roupa e nas barras da cama e em detalhes decorativos.
5. Com beliche
Uma mesinha de apoio foi integrada à beliche para que as crianças possam estudar ou brincar (Foto: Eder Bruscagin / Divulgação)
A área da beliche de dois irmãos, feita sob medida em marcenaria, foi demarcada com a pintura da parede do fundo como uma "caixa" azul clara. Na parte debaixo, as arquitetas Camila Dirani e Maíra Marchió optaram por colocar nichos para decorar e organizar o espaço.
6. Com parede de tijolinhos
A paleta azul e branca é atemporal e democrática: combina com os acessórios de decoração e a roupa de cama (Foto: Denilson Machado / Divulgação)
Neste quarto, a arquiteta Patricia Netto desenhou a marcenaria branca, com detalhes em azul. A escrivaninha foi posicionada, estratégicamente, embaixo da janela, onde entra bastante iluminação natural. O papel de parede, ao lado da cama, simula tijolinhos, o que leva charme ao ambiente.
7. Quarto de bebê
Quarto de bebê decorado por Ana Yoshida mescla diversos tons de azul (Foto: Divulgação / Ana Yoshida)
O quarto de todo recém-nascido precisa de um espaço para o momento da amamentação. Neste projeto, a arquiteta Ana Yoshida optou por uma poltrona azul clara, que combina com todo o restante da decoração e que poderá ser removida quando o bebê crescer. Assim, a criança terá mais espaço para brincar com os brinquedos da estante.
8. Compartilhado
Marcenaria desenhada por Bianca da Hora e executada pela Hubel Móveis. Roupa de Cama da Trousseau. Mapa da Oba. (Foto: Denilson Machado, MCA Estúdio / Divulgação)
Para a chegada de seu segundo filho, a arquiteta Bianca da Hora montou um quarto para o bebê dividir com o irmãozinho mais velho, de 3 anos de idade. A marcenaria, toda de madeira, leva um ar mais moderno ao ambiente. O lúdico é garantido pelo mapa mundi na parede e pelos brinquedos expostos.
9. Delicado
Marcenaria executada pela Santa Cruz, papel de parede Wallcovering, colchões dobráveis Hello Decor (Foto: Julia Ribeiro / Divulgação)
O papel de parede em poá quebra a seriedade da marcenaria branca e de freijó, desenhada pelas arquitetas Ana Cecília Toscano e Flávia Lauzan, do ACF Arquitetura. No projeto, o azul é usado de maneira simples e elegante: na cadeira, na roupa de cama e nos colchões dobráveis, que ficam embaixo da cama.
10. Divertido
Deque e camas desenhados pelo Atelier Arquitetura e executados pela Marcenaria RF (Foto: Divulgação)
Se for possível unir o quarto e a brinquedoteca em um mesmo espaço, que tal ousar um pouco mais na decoração? O escritório Atelier Arquitetura projetou um deque de madeira suspenso para esconder um pilar e apoiar as camas. A área também permite mais liberdade para as crianças brincarem.
Via: Casa e Jardim