Nichos e prateleiras: 5 projetos funcionais e estéticos com os itens
Provavelmente, você tem alguma prateleira ou nicho na sua casa. Eles podem atuar para diversas finalidades, mas, com um pouco de criatividade, é possível torná-los um elemento decorativo e funcional, saindo do convencional.
Com cores, formatos, alturas e posicionamentos diferentes, as prateleiras e os nichos podem servir para muito mais do que apenas abrigar os objetos da casa. Pensando nisso, separamos cinco projetos que trazem soluções diferentes. Confira:
1. Para colecionadores
Conjunto de prateleiras de MDF e alumínio executadas pela SCA Jardim Europa. Luminária de piso e iluminação do teto da Yamamura. A tinta rosa é Sherwin Williams. Projeto da arquiteta Pati Cillo (Foto: Mariana Orsi / Divulgação )
Neste projeto, a arquiteta Pati Cillo desenvolveu uma prateleira que vai do piso ao teto, logo na entrada no apartamento. Como o morador é colecionador de funkos (bonecos), ela optou por realçá-los, trazendo, assim, a personalidade do habitante para o projeto.
2. Apoio para plantas
Projeto das arquitetas Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, do escritório Tesak Arquitetura. Marcenaria planejada da Todeschini Arte Cozinhas. Prateleira suspensa feita de MDF e estrutura metálica (Foto: Luís Gomes / Divulgação )
As arquitetas Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, à frente do escritório Tesak Arquitetura, escolheram colocar uma prateleira suspensa de estrutura metálica com várias plantas entre a sala e a cozinha. Aqui, o elemento traz leveza para o ambiente e ainda funciona como um complemento na decoração, pois se destaca no espaço.
3. Caixotes como nichos
Projeto do escritório Oliva Arquitetura. Os caixotes de feira envernizados, suspensos na parede, podem ser montados facilmente e é uma boa alternativa para quem tem uma parede com um grande espaço livre (Foto: Julia Ribeiro Fotografia / Divulgação)
Aqui, o que chama a atenção é a composição de prateleiras e de caixotes de feira envernizados, criados pelo escritório Oliva Arquitetura. O branco e o marrom se complementam, trazendo harmonia para o ambiente. Além disso, a posição dos objetos traz um conceito despojado ao projeto.
4. Caixa de livros e elementos decorativos
O conjunto de quadros posicionados de forma estratégica e a divisão visual usando materiais e acabamentos diferentes deixaram o ambiente mais sofisticado. Projeto do escritório Oliva Arquitetura (Foto: Mariana Orsi / Divulgação )
Para criar um ambiente sofisticado e aproveitar uma área sem uso, o escritório Oliva Arquitetura fez as prateleiras embutidas em uma "caixa". A solução foi intercalar livros, plantas e objetos de decoração. Assim, o living ficou mais charmoso e saiu do convencional.
5. Marcenaria planejada
O projeto de marcenaria criado pela arquiteta Ju Matos permite que as coleções dos moradores permaneçam organizadas. Uma estante vazada delimita o espaço ao mesmo tempo que permite a passagem de luz e a ventilação (Foto: Rafael Renzo / Editora Globo)
A arquiteta Ju Matos foi a responsável pelo projeto arquitetônico deste apartamento de 128 m². As prateleiras e os nichos têm grande valor nesse ambiente. Na sala, com a marcenaria planejada, formando nichos e prateleiras, ela abriu espaço para os itens dos moradores. Ao fundo, na sala de jantar, as prateleiras foram criadas para abrigar os livros com estilo e praticidade.
Via: Casa e Jardim